Translate

terça-feira, 4 de junho de 2013

Ensino superior a distância democratiza acesso para alunos do interior

Publicado em 02.06.2013

19b678d354e6333cef4273eb72708bfc.jpg
O estudante Melqui Ferreira cursa gestão de recursos humanos pela internet, de Surubim: "não quis encarar viagem até Recife todo dia"
Foto: Divulgação

Paulo FloroDo NE10A cena ainda é comum: perto das 22h, diversos ônibus fretados aguardam os estudantes da Universidade Católica de Pernambuco, no Centro do Recife, saírem das aulas. Os coletivos vêm de cidades do Interior. Cena parecida acontece na Universidade Estácio de Sá - Fir, no bairro do Prado, na Zona Oeste. Essa realidade encontrou uma mudança com o crescimento da oferta de cursos a distância que vem democratizado o acesso ao ensino superior, como demonstra um relatório elaborado pela Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed) e o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais (Inep). Em 2011 foram 992.927 mil de matrículas, o que representa 14,6% dos ingressos do ensino superior.

Um comentário:

  1. Eu particularmente não acho que seja algo tão bom o ensino a distância, claro que através dele várias pessoas estão tendo acesso ao nível superior e tal, os números só fazem aumentar, mas vejo que ao invés de melhorar o ensino público , pra atender com qualidade a todos estudantes que queiram ter um diploma superior,ao invés de ampliar e melhorar o sistema de universidades públicas, favorecem a criação desses cursos a distância como solução sendo que por mais que se diga que são bons existem vários fatores que podem indicar o contrário, se for pra se aprender apenas conteúdos específicos para atender o mercado de trabalho ou dizer que tem um diploma do nivel superior,beleza, esse sistema de EADs pra mim só serve pra precarizar e diminuir ainda mais o ensino e a formação superior aqui !! Poderia dizer mais e explicar melhor porque digo isso mas daria um texto, mas é algo a ser discutido !!

    ResponderExcluir