Translate

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dia de Santo Antônio terá distribuição de pães e bolo em SP

A Paróquia Santo Antônio do Pari, na região central de São Paulo, deve distribuir mais de 5 mil pães e 3 toneladas de bolo para comemorar o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, nesta quarta-feira (13). A festa começou às 6h com uma missa. No total, 10 celebrações serão realizadas ao longo do dia.
Cada missa irá durar uma hora e meia. Após a missa das 19h30, será realizada uma procissão pelas ruas do bairro. Os pães e o tradicional bolo, que servem para ajudar os fiéis a arrumar um par, serão distribuídos ao longo do dia.
Santo Antônio nasceu em Portugal, em 1195, e morreu em 1231. Ele é o padroeiro do país, e tem alta popularidade por ser casamenteiro. A distribuição de pães ocorre devido a uma história antiga – um dia, faltou pão em um convento, e o cozinheiro procurou Santo Antônio, que era o guardião do local. O santo disse ao cozinheiro para procurar nos cestos, que foram encontrados cheios.
Já o bolo é uma tradição local – há mais de 50 anos, uma mulher foi até a igreja do Pari pedir um namorado ao santo. Ela levou um bolo como oferenda, que foi vendido em uma quermesse. No ano seguinte, ela agradeceu o milagre alcançado com um bolo maior, e a cada ano seu tamanho é aumentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário