Translate

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Sexo

10 desafios sobre sexo

As situações que envolvem a sexualidade exigem jogo de cintura e franqueza. Veja como dez professores lidaram com elas

Compartilhe
Página 1 de 10>>|
As situações que envolvem a sexualidade exigem jogo de cintura e franqueza. Foto: Dercílio
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de orientação sexual foram lançados em 1998, num contexto em que crescia a gravidez entre as adolescentes e a contaminação pelo HIV era um dos grandes temores. Cerca de 15 anos depois, esses problemas estão longe de ser superados: 19,3% dos partos realizados no país são de garotas até 17 anos e o número de jovens com Aids cresceu 33% só nos últimos cinco anos segundo o Ministério da Saúde.

As velhas questões, agora, dividem espaço com novas. A flexibilização dos costumes colocou em xeque o papel do homem e da mulher. Hoje ambos trabalham e cuidam da casa e dos filhos. As famílias ganharam diversas configurações, sendo formadas, inclusive, por dois pais ou duas mães. A tecnologia mudou o comportamento dos adolescentes, que se relacionam e expressam a sexualidade também virtualmente.

É um desafio da escola lidar com situações tão diversas no que diz respeito à sexualidade. E os exemplos são vários: uma menina se masturba na turma da creche, um garoto é alvo de gozações porque gosta de brincar de boneca, uma aluna adolescente posta fotos sensuais nas redes sociais sem considerar as consequências. A melhor forma de agir nesses casos é entender o cenário atual e estimular todos a respeitar o próprio corpo, o corpo do outro e a diversidade no mundo.

Um comentário:

  1. Verdade! è difícil falar sobre sexo em um mundo com tantas informações como atualmente...

    ResponderExcluir