Translate

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Hábitos que regulam o colesterol
O colesterol é uma gordura essencial para o organismo. No entanto, existem dois tipos de colesterol: o HDL, que é o bom, e o LDL, o tal colesterol ruim, que em excesso pode causar doenças cardiovasculares.

Para algumas pessoas, a elevação do LDL é provocada por herança genética. Nesses casos, somente a medicação pode reduzi-lo. Mas para outras, a causa do problema é a alimentação errada, com o consumo excessivo de gordura de origem animal.

Confira algumas atitudes que ajudam a prevenir ou controlar o problema:

Reduza o consumo de carne vermelha. A carne bovina é a que apresenta mais gordura. Os cortes suínos também devem ser ingeridos com moderação. Por outro lado, frango e peixe podem ser incluídos com maior frequência.

Fique atento ao modo de preparo dos alimentos. Retirar a pele do frango e a gordura visível da carne vermelha pode reduzir grande parte do colesterol. Evite, ainda, utilizar manteiga ou banha no preparo. Prefira óleos de origem vegetal. Panelas antiaderentes também fazem a diferença por não precisar usar óleo na hora de preparar os alimentos.

Consuma mais frutas e verduras. As fibras de frutas e verduras diminuem a absorção de gordura pelo organismo, pois promovem a eliminação do colesterol pelas fezes. Sempre que possível, consuma-as com casca.

Coma aveia com frequência. Esse cereal é rico em beta-glucanas, fibras solúveis que reduzem os níveis de LDL do sangue, além de diminuir a absorção de açúcar no intestino.

Aumente o consumo de azeite de oliva. O azeite ajudar a diminuir o LDL e ainda aumenta o colesterol bom, pois contém uma combinação de gordura monoinsaturada, vitamina E e beta-sitosterol que, associadas, ajudam a elevar o nível de HDL no sangue.

Consuma laticínios desnatados. Queijos amarelos, leite integral e manteiga contêm grande quantidade de gordura animal, que provoca o aumento no LDL no sangue. Por isso, opte por leites e iogurtes desnatados e queijo branco, cottage, ricota ou tofu (queijo de soja).

Aposte na soja. Os alimentos à base de soja contêm fitoesteróis, que reduzem a absorção de gordura. O leite de soja pode substituir o de vaca.


Fonte: Revista Ana Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário