Translate

sexta-feira, 15 de março de 2013


ADAPTAÇÃO

Enfim, o Ensino Médio

A transição entre o Fundamental II e os anos finais da escola traz desafios e inseguranças. Ajude o estudante a enfrentá-los

Educar
Foto: Claudia Marianno
Foto: O apoio dos pais nessa fase de transição é essencial!
O apoio dos pais nessa fase de transição é essencial!



A idade é crítica. O corpo está mudando, as relações sociais também, a autoestima não anda lá essas coisas. Para completar, agora ele tem de entender fórmulas, sistemas políticos e outros temas complexos - e com mestres nem sempre didáticos como os de antes. "O estudante entra simultaneamente no Ensino Médio e no auge da adolescência. Multiplicam-se os encontros com os amigos, as baladas e os colegas nas redes sociais, assim como as disciplinas e os professores na escola", resume Jaqueline Seviero, coordenadora do Ensino Fundamental II do Colégio Maxi, de Cuiabá (MT).
Mas essa mudança não será traumática se o adolescente contar com apoio externo. "É função da escola e da família amenizar a transição entre o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio", ressalta o professor Carlos Walter Dorlass, diretor-geral do Colégio I.L. Peretz, de São Paulo, que segue um programa com medidas especiais para esse rito de passagem, como aulas com professores do 1º e 2º ano do Médio já no 9º ano.
Com a ajuda desses profissionais, selecionamos essa e outras estratégias que todos - aluno, pais e instituição de ensino - podem adotar para que a chegada do Ensino Médio não seja um bicho de sete cabeças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário