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terça-feira, 28 de maio de 2013

Desafios brasileiros


'Quem precisa de escola em tempo integral no Brasil é professor, não aluno'

Para melhorar o ensino público, país precisa formar mestres, diz a educadora Guiomar Namo de Mello

Nathalia Goulart
Guiomar Nano de Mello (abril/2001)
A especialista em educação, Guiomar Namo de Mello (Foto: Gilvan Barreto)
"Faltam foco e prioridade. Faltam medidas que se dirijam a questões estruturantes da educação"
Diretora da Escola Brasileira de Professores, que se dedica à educação inicial e continuada de docentes do ensino básico, Guiomar Namo de Mello está, é claro, preocupada com a formação dos mestres no Brasil. Contudo, ela não engrossa o coro daqueles que acreditam que a saída para o problema está em oferecer melhores salários. “Se você me perguntasse se o professor ganha mal, eu diria que sim. Mas para o que alguns fazem, é muito”, diz. Para a especialista, mais do que maiores vencimentos, os docentes precisam de melhor formação: saídos de escolas públicas ruins, apenas espalham seu desconhecimento aos alunos. “A formação do professor é uma questão estruturante. Sem ela, nenhuma melhora é possível”, sentencia Guiomar. Aperfeiçoar a formação dos docentes e coordenar as ações de estados e municípios que quiserem promover reformas na área - ambas tarefas do governo federal - serão desafios do presidente que o país elegerá neste ano. Confirma a seguir os principais trechos da entrevista com a educadora.

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