Translate

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

10 curiosidades sobre anfíbios


1. No final de 2007, estavam registradas 6.239 espécies de anfíbios vivos no planeta. Deste total, 5.504 eram sapos e rãs; 562, salamandras; e 173, cobras-cegas. No Brasil, eram conhecidas 789 espécies.
2. Os anfíbios podem se reproduzir de 39 maneiras diferentes, dependendo da espécie.
3. Durante o período de reprodução das rãs, os machos ficam tão envolvidos pelo clima romântico que querem cruzar com tudo o que encontram pela frente, mesmo que não seja uma rã ou um ser vivo.
4. Uma rã fêmea põe de 600 a 10 mil ovos por ano, dependendo da espécie.
5. A rã verde é uma espécie normalmente encontrada na Europa. Ela põe até 10 mil ovos por ano, cada um com 0,2 milímetros de diâmetro. É facilmente capturada à noite, já que não reage quando um caçador a ilumina com uma lanterna e a pega com as mãos. É frequentemente encontrada em cativeiro, onde se desenvolve bem. 
6. A rã ágil tem esse nome porque é capaz de dar saltos de até 2 metros de altura, pois suas patas traseiras são muito compridas. No outono, elas se enterram no lodo e só despertam na primavera. 
7. Uma das menores espécies de rã que existem mede de 10 a 12 milímetros de comprimento e vive na África. 
8. No sudoeste asiático existe uma espécie de rã conhecida como rã voadora. Ela tem os dedos muito compridos e uma membrana que liga cada um deles. Quando salta, separa os dedos e acaba formando uma espécie de para-quedas, que faz com que ela plane muito tempo no ar e pouse tranqüilamente.
9. A salamandra siberiana Hynobius keyserlingi sobrevive a temperaturas que oscilam entre -20 e -30ºC.
10. Os primeiros anfíbios apareceram na Terra há aproximadamente 370 milhões de anos, durante o Período Devoniano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário