Translate

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Répteis curiosos

1. Camaleão

A capacidade do camaleão de mudar de cor é a camuflagem que usa para enganar suas vítimas. Eles também trocam de cor de acordo com seu humor, luz e temperatura ambiente, ou também para atrair parceiros. Não existe cor que ele não possa imitar. A camada exterior de pele do camaleão é transparente. A camada inferior tem diferentes pigmentos, que refletem vários comprimentos de onda de luz.
A língua do camaleão, de 30 centímetros, é uma das mais rápidas do reino animal: em cerca de 1 centésimo de segundo, ela salta da boca para capturar insetos. Ela é mais comprida que seu próprio corpo.
2. Jabuti
Durante a evolução, o jabuti se adaptou a andar devagar. Seu casco lhe dá a proteção contra os inimigos naturais.
3. Tuatara 
O réptil tuatara, que já existia na Terra há milhões de anos antes dos humanos, só pode ser encontrado em algumas regiões da Nova Zelândia. Ele demora cerca de um ano para chocar seus ovos.
4. Lagarto
Apesar de respirarem pelos pulmões, os lagartos conseguem ficar até 30 minutos debaixo d’água. E seus "superpoderes" não param por aí. Eles são capazes de correr 4,5 metros na superfície da água, até afundarem e exibirem suas habilidades de nadador. Os lagartos moram nas florestas tropicais da América Latina.
5. Dragão de Komodo
É o maior lagarto da Terra, com 3,5 metros de comprimento e 125 quilos. É o bicho cuja aparência mais lembra os extintos dinossauros. Eles vivem em ilhas da Indonésia e se alimentam de macacos, porcos, cervos, cobras, veados e javalis. Há apenas cerca de cinco mil desses animais ainda habitando o planeta.
6. Lagartixa
Na Amazônia, pode ser encontrada a maior espécie de lagartixa: chamada de “briba” ou “osga”, ela chega a ter 18 cm de comprimento. A lagartixa tem uma gestação de quase dois meses, e gera apenas dois ovos de cada vez. O ovo da lagartixa tem parede de 1 centímetro de diâmetro e sua casca é durinha. Não existem espécies venenosas de lagartixa. Inofensivas, elas nos ajudam a ficar livres dos insetos. A lagartixa usa seu rabo para se defender: ela solta a cauda e, enquanto o predador se distrai, ela aproveita para fugir.
7. Lagarto de Cabeça Chata de Mwanza
O réptil originário da região subsaariana parece um sósia do Homem Aranha. Metade de seu corpo é vermelho e a outra metade, azul, semelhante à roupa do super-herói.
8. Anolis verde
Como os camaleões, estes répteis também mudam de cor. Eles se alimentam basicamente de grilos, aranhas e moscas. Natural da América do Norte, é um réptil geralmente vendido como animal de estimação.
9. Dragão barbudo
O dragão barbudo é o réptil que mais se adapta à convivência com o homem, sendo muito vendido como animal de estimação. Tem uma zona de escamas mais escuras em volta do pescoço - daí o apelido de "barbudo".
10. Osga
É um réptil pequeno, de anatomia semelhante à do lagarto. Vive em troncos de árvores ou em paredes de prédios velhos. Alimenta-se de insetos e não suporta o clima frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário