Translate

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

10 pintores curiosos

1. Sandro Botticelli
Alessandro di Mariano do Vanni Filipepi era o nome verdadeiro do pintor italiano Sandro Botticelli. Ele ganhou esse apelido porque era gordinho. Botticella em italiano quer dizer "pequeno barril".
2. Albert Eckout
Albert Eckout veio ao Brasil em expedições na época do Descobrimento e retratou muito do que viu aqui. De volta à Europa, fez com que os europeus conhecessem nosso país pintado terras brasileiras em tetos de palácios.
3. Francisco de Goya
Pintar uma mulher nua era algo raro na Espanha da Inquisição. Mas Goya não se intimidou. Pintou La maja despida e disfarçou fazendo também La maja vestida, quadro que ele pendurava sobre o primeiro. As duas obras estão hoje no Museu do Prado, em Madri. Acredita-se que a modelo tenha sido Pilar Teresa Cayetana, a duquesa de Alba, amante do pintor, pois os quadros pertenciam à sua coleção.
4. Jacques-Louis David
Jacques-Louis David, pintor oficial da corte francesa, retratava acontecimentos do reino. O quadro A consagração do Imperador Napoleão I (1806-1807) levou um ano para ser finalizado e apresenta mais de cem figuras.
5. Édouard Manet
Seu quadro Almoço sobre a relva (1863) chocou Paris com a imagem de uma mulher nua num piquenique com dois homens vestidos.
6. Claude Monet
O pintor francês Claude Monet prestou serviço militar na África. Ele gostava tanto de pintar a água e seus reflexos que chegou a montar um estúdio flutuante. Guardava seu material de pintura e desenho num barco e saía navegando num rio para pintar.
7. Rembrandt Van Rijn
O holandês Rembrandt pintou o quadro Os síndicos da guilda dos negociantes de fazendas em 1664. Não agradou aos clientes que o haviam encomendado. Disseram que a obra não tinha sido "decentemente pintada". Hoje o quadro é considerado uma das obras-primas do artista holandês. Ele fez mais de 75 auto-retratos e, dessa forma, registrou praticamente todos as fases de sua vida.
8. Pierre Auguste Renoir
Aos 13 anos, o pintor deixou de estudar para se tornar decorador de porcelanas. Aos 21 anos, se matriculou na Escola de Belas-Artes de Paris, onde ficou amigo de Alfred Sisley, Bazille e Monet. Em 1870, se alistou para lutar na guerra franco-prussiana. Acabou dando baixa em um ano por conta de doença. Ele sofria de artrite, mas mesmo assim não deixou a arte de lado. Chegou a amarrar pincéis na mão e produziu cerca de 6 mil obras ao longo da vida.
9. Ticiano
"Jamais pinte uma mulher velha, sejam quais forem as circunstâncias", pregava o artista Ticiano. Mas ele mesmo foi obrigado a quebrar essa regra quando a duquesa de Urbino pediu ao marido que o contratasse para pintá-la despida. Um amigo de Ticiano sugeriu que ele chamasse a moça mais atraente do bordel para posar e pintasse o seu corpo. A cabeça do retrato seria da duquesa, com alguns retoques. Ao ver o quadro pronto, a duquesa ficou maravilhada. Ainda mais porque a obra recebeu o nome de A Vênus de Urbino. O duque de Urbino também não se conteve diante do quadro e exclamou: "Se eu pudesse ter o corpo dessa moça, mesmo com a cabeça de minha mulher, seria um homem muito mais feliz".
10. Henri de Toulouse-Lautree
Na adolescência, Toulouse-Lautree levou 2 tombos em que quebrou os ossos das 2 coxas. Isso fez sua altura estacionar em 1,55 metro. Aos 27 anos, pintou o primeiro cartaz para o cabaré Le Moulin Rouge e começou a ficar famoso. Ele adorava a dançarina Jane Avril e a pintou em vários quadros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário