Translate

quarta-feira, 17 de abril de 2013


Estudo relaciona corpo em formato de maçã a riscos de problemas renais

De acordo com os pesquisadores, localização da gordura pode ser mais determinante que IMC

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 12/04/2013
Não é apenas na escolha dos modelos de roupas que o formato do seu corpo deve ser observado. Cientistas da University Medical Center Groningen, nos Países Baixos, descobriram que o acúmulo de gordura, principalmente na região do abdômen, ou seja, ter o tipo de corpo chamado de formato de maçã, está relacionado a uma maior incidência de problemas renais. O estudo foi publicado nesta quinta-feira (11/04) no Jornal da Sociedade Americana de Nefrologia.

Os perigos de acumular gordura na região central do corpo, no abdômen, já eram conhecidos, tanto que os médicos sempre avisaram seus pacientes sobre isso. Porém, até hoje, as evidencias apontavam apenas para maior incidência de problemas cardiovasculares.

De acordo com a pesquisa, o índice de massa corporal (IMC) é menos importante do que a localização da gordura, já que pessoas com mesmo IMC, mas que têm gordura localizada nos quadris apresentaram menos problemas no funcionamento dos rins e uma pressão arterial mais próxima da normalidade nesse órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário